Concessionárias reduzem previsão de crescimento de vendas de automóvel

A projeção de crescimento de vendas de automóveis neste ano no confronto com 2009, feita pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foi revista de 6,39% para 5,60%, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela entidade.

No entanto, a previsão para comerciais leves, como caminhonetes e picapes, foi elevada de expansão de 7,03% para 10,65%, compensando a redução em automóveis, o que levou o dado conjunto a uma estimativa de alta de 6,49%, ante 6,50% anteriormente, de acordo com os dados divulgados em maio --com projeção de 3,205 milhão de unidades em ambos os casos.
No mês passado, o governo federal anunciou que a alíquota reduzida de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para comerciais leves, prevista para acabar em junho, será mantida em 4% até o final deste ano, só voltando ao patamar original --entre 8% e 10%-- em janeiro de 2011.

Para Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, além do incentivo fiscal, "há uma migração do consumidor para sair do sedan e entrar na SUV [utilitário esportivo]". Essa tendência de migração para veículos maiores, segundo o executivo, deve-se a uma busca por maior conforto e às facilidades de financiamento, com prazos maiores de pagamento, independentemente do fim da redução de IPI para automóveis, que voltou ao patamar original em abril.

Sobre os preços dos veículos, pressionados pelo aumento nos insumos, como o aço, Reze afirmou que a competição acirrada nesse mercado está levando as montadoras a avaliarem "com bastante critério o repasse para o produto". "Nossa expectativa [das concessionárias], como vendedores, é que as promoções continuem", completou.



Nenhuma resposta ao "Concessionárias reduzem previsão de crescimento de vendas de automóvel"

 
powered by Blogger | For Blogservices