Brasil e Argentina prometem agilizar licença de produtos


O governo brasileiro decidiu agilizar a análise das licenças não automáticas para automóveis que são importados da Argentina.

A informação foi dada nesta quinta-feira pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e a ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, depois de participarem de reunião em Brasília.


No inicio de maio, o Brasil passou a adotar as licenças não automáticas para os carros vindos da Argentina. Com isso, o governo demorava, até 60 dias, para liberar os automóveis argentinos parados na fronteira entre os dois países.

"Concordamos em agilizar as licenças de um e outro país. Estamos de acordo em perseguir uma meta de reduzir os prazos. As licenças vão ser agilizadas, cada uma dentro do seu tramite. Respeitando as exigências de cada país", afirmou.

Em contrapartida, a Argentina se comprometeu a respeitar o limite, de 60 dias, previsto pela OMC (Organização Mundial do Comércio) para a liberação dos produtos brasileiros.

Desde o inicio do ano, a Argentina adotou a política de demorar até 60 dias para analisar os produtos brasileiros que são comprados pelos argentinos. Os setores de calçado, têxtil e baterias são os mais afetados pelas medidas argentinas.

GUERRA COMERCIAL

Os dois ministros também negaram que o os dois países estejam em uma suposta "guerra comercial".

"Nunca houve uma crise ou uma ruptura na relação comercial e política entre Brasil e Argentina. O Brasil e a Argentina tem uma corrente de comercio muito volumosa, já chegou a US$15 bilhões", declarou Pimentel.



Nenhuma resposta ao "Brasil e Argentina prometem agilizar licença de produtos"

 
powered by Blogger | For Blogservices