Apesar de outro relatório divulgado nesta segunda-feira mostrar leve desaceleração na atividadeindustrial no estado de Nova York neste
mês, as empresas ficaram otimistas quanto ao futuro. Além disso, novas encomendas e embarque de mercadorias subiram. Todos os dados apontam para aceleração na manufatura depois que o setor perdeu força na primavera (no hemisfério Norte).
- O crescimento no setor manufatureiro está acelerando e será mais rápido no balanço do ano do que tem sido nos últimos meses – disse o economista-chefe da RDQ Economics, John Ryding.
A produção industrial aumentou 0,4% no mês passado, depois de ter ficado inalterada em julho, informou o Federal Reserve, banco central dos EUA. O aumento ficou em linha com as expectativas de economistas.
Separadamente, o Federal Reserve de Nova York informou que o índice de condições empresariais Empire State caiu para 6,29 ante 8,24 em agosto. Uma leitura acima de zero indica expansão.
Contudo, as empresas esperam melhora no meses à frente. O índice de condições empresariais de seis meses alcançou o nível mais alto em quase 1 ano e meio em setembro.
- Vemos esse otimismo com o futuro como mais um indicativo da disposição das empresas de investir se a economia se recuperar mais agressivamente – disse a economista Yelena Shulyatyeva, do BNP Paribas.
Além disso, uma medida de novas encomendas teve forte alta depois de ter ficado próximo de zero em agosto. Os embarques de novas mercadorias subiram para o nível mais alto em mais de 1 ano.
O relatório de produção industrial mostrou que a produção manufatureira avançou 0,7%, mais do que revertendo a queda de 0,4% do mês anterior, visto que a montagem de automóveis se recuperou 5,2% após ter recuado 4,5% em julho.
Mas revisões nos dados da manufatura de julho mostrando grande queda na produção tirou um pouco da força da recuperação de agosto.
Ainda assim, o relatório de produção industrial, que mostrou ganhos quase de maneira geral, apontou para leve ímpeto na atividade industrial. Isso pode apoiar as visões de uma desaceleração apenas branda no crescimento econômico neste trimestre.
Isso deve manter o Fed no caminho de anunciar reduções em suas compras de títulos mensais quando as autoridades do banco se reunirem na terça-feira e na quarta-feira para avaliarem o estado da economia.

15:35
Información
Posted in 
Nenhuma resposta ao "Produção industrial dos Estados Unidos cresce em agosto"