Não importa se produzem papel para empacotar pêssegos, recrutam funcionários temporários para trabalhos de secretariado ou se trabalham no serviço pesado do fim da cadeia, lidando com o lixo que todas as empresas produzem, empresários na Europa estão falando sobre sinais de que o pessimismo está diminuindo e sobre esperanças de que o crescimento está retornando.
A zona do euro saiu de longa recessão no segundo trimestre e a pesquisa na semana
passada do Índice dos Gerentes de Compras (PMI) – um guia de como as empresas veem o crescimento de seus negócios nos próximos meses – parecem confirmar que a recuperação, embora hesitante, está começando a se firmar.
– Há certamente um otimismo crescente de que as coisas estão se recuperando na Europa – disse o diretor financeiro da Starwood Hotel and Resorts Worldwide, Vasant Prabhu.
A empresa, que administra o Sheraton e outras marcas de hotéis, informou que teve bom desempenho proveniente de turistas na Itália e Espanha e gerou mais receita com cada acomodação graças a uma escassez de abertura de novos hotéis. Entre as multinacionais cujo trabalho é preencher os postos que as empresas começam a abriram conforme crescem, há um senso similar de estar na dianteira de uma mudança positiva na sorte.
– Os sinais positivos que surgiram durante o trimestre anterior persistiram no terceiro trimestre – disse o diretor executivo da USG People, Rob Zandbergen, ecoando comentários da rival Manpower.
O setor de alocação de pessoal é visto como um barômetro econômico, já que as empresas têm a tendência de contratar funcionários temporários primeiro, aguardando mais evidências de recuperação antes de realizarem a efetivação.
Zandberg disse que as empresas que lidam com logística e com a produção de bens semiacabados – tipicamente envolvidas nos estágios iniciais de produção antes que os produtos alcancem os consumidores finais – estão tendo bom desempenho. Outra empresa próxima ao funcionamento interno da indústria, a francesa de água e resíduos Suez Environment, informou que a melhora ainda está por vir – mas pelo menos as coisas parecem ter se estabilizado após um período de queda.
– Não estamos vendo uma recuperação da produção industrial, mas estamos entrando em uma fase de estabilização – disse o diretor financeiro da Suez, Jean-Marc Boursier, que vê correlação íntima entre a produção industrial e os volumes de resíduos que são produzidos.

20:11
Información
Posted in 
Nenhuma resposta ao "A Europa se agita em meio a sinais de otimismo na economia do bloco"