O Banco Central Europeu (BCE) deve estar preparado para tomar novas medidas para assegurar a estabilidade monetária na área do euro, disse o diretor do Banco da Itália, Ignazio Visco, e membro do conselho de governo do BCE, em entrevista publicada neste domingo.
– À medida que o lançamento de um novo programa de compra de bônus garantidos ocorre não devemos hesitar em tomar novas medidas, se
necessário, para garantir a estabilidade monetária – disse Visco ao jornal italiano La Repubblica.
O BCE cortou inesperadamente na quinta-feira a taxa básica de juros para perto de zero e se comprometeu a comprar bônus cobertos e títulos lastreados em ativos para combater a baixa inflação e apoiar o crescimento na zona do euro. O presidente do BCE, Mario Draghi, disse que alguns membros do conselho de governo do banco eram a favor de fazer mais e que o programa de compra de ativos foi discutido. Visco disse que as medidas do BCE também incluem a concessão de empréstimos por quatro anos a custo baixo para os bancos com a finalidade de impulsionar a economia.
– A compra de ativos financeiros junto com empréstimos a empresas e famílias vai nessa direção – disse ele.
O crescimento econômico na zona euro foi interrompido no segundo trimestre e a crise ucraniana está pesando sobre a confiança afetando as perspectivas de uma recuperação já frágil. A reação da Rússia, de suspender a compra de carne e grãos de vários países do bloco, diante das sanções impostas junto com os EUA, também pesam sobre a economia europeia.
Nenhuma resposta ao "BCE precisa estar pronto para fazer mais pela estabilidade do euro"