A enfermeira Nilmar Alves, de 47 anos, bateu em portas de empresários por dois anos tentando financiamento para a sua maca higienizadora. Somente com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), através de um edital de inovação tecnológica, o produto se tornou realidade.
Agora já atrai atenções de centros de saúde nacionais e internacionais e, em breve, deve ser produzido em larga escala.
Após 20 anos de experiência como enfermeira em hospitais como Getúlio Vargas e Instituto Nacional de Câncer, Nilmar percebeu a necessidade de agregar a tecnologia à rotina de banhos dos pacientes. Para ela, a utilização de baldes, bacias e toalhas é rudimentar, além de não oferecer conforto aos pacientes. Com a maca higienizadora, é necessário apenas um enfermeiro para dar banho na pessoa acamada em cinco minutos, utilizando água corrente.
A maca tem capacidade para 20 litros e um reservatório para armazenar a água utilizada no banho. Nada cai no chão. O paciente toma um banho de verdade. Rompemos o paradigma do método tradicional que não traz a menor qualidade de vida para o paciente acamado – afirmou Nilmar.
A maca higienizadora tem capacidade para seis banhos de cinco minutos cada um antes que a água tenha que ser trocada. O colchão é impermeável e é utilizado um lençol descartável para eliminar a possibilidade de infecções. Oaparelho também conta com um sistema de esterilização. As duas macas criadas com os R$ 50 mil do financiamento da Faperj serão doadas para hospitais estaduais.

20:26
Información

Posted in 
Nenhuma resposta ao "Projeto usa tecnologia para dar mais conforto a pacientes"